terça-feira, 9 de novembro de 2010

6º SEMESTRE

Relembrando este semestre, a interdisciplina que mais se destacou para mim foi sem dúvida, Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, primeiro pelo fato de ser uma disciplina nova com enfoque numa temática atualizada mais do que nunca nos dias de hoje. Sabemos que cada vez mais temos e teremos alunos de inclusão e com necessidades especiais em nossas escolas e o professor precisa estar preparado para atender esta demanda, e para isso ele precisa primeiramente de formação, a escola precisa também estar adequada a essas necessidades, principalmente físicas. Então para mim, esta disciplina possibilitou enormes aprendizagens, pois pude verificar o que diz a lei sobre este assunto e ao mesmo tempo estudar questões pertinentes a este tema tão delicado. Incluir não é jogar um aluno para dentro da sala de aula e simplesmente ignorá-lo. É muito além disso. É a escola se comprometer como um todo a fim de possibilitar acesso e oportunidade igual para este aluno. Gostei muito de construir o dossiê onde registravámos todas nossas aprendizagens e realizamos nosso estudo de caso.

É importante também mencionar não só os sucessos, mas as dificuldades também. Na interdisciplina de Questões Étnico-Raciais apresentei algumas dificuldades relacionadas a participação nos fóruns e também as próprias atividades. Tive que reformular algumas delas, mas acredito que isso tudo faz parte do processo de formação docente.

Em Filosofia foi o semestre que mais desenvolvemos a questão do juizo moral e a questão de explorar os argumentos e evidências. Foi difícil, mas bem interessante! Da mesma forma retormamos os Pas no Seminário Integrador que já havíamos iniciado no semestre anterior.

Nenhum comentário: