domingo, 10 de outubro de 2010

REFLEXÕES ACERCA DOS PRIMEIROS SEMESTRES

Na primeira aula presencial deste último semestre quase não acreditei quando ouvi o professor dizer que novamente faríamos postagens no blog. Confesso que este espaço nunca foi o meu preferido, mas agora, apesar de atrasada na postagem da atividade, pude compreender a relação que se estabeleceu desde o primeiro semestre em 2006/02, depois em 2007 já com a construção do blog e parece que tudo foi estrategicamente planejado a fim de que se tornasse mais fácil nossas pesquisas e nossas lembranças.

Para iniciar gostaria de dizer que recordo muito bem de um domingo gélido de julho quando fomos prestar vestibular para o Pead. Não tinha muitas expectativas, mas me esforcei o quanto pude. Aquele dia ficou marcado para mim como um dia em que a minha família foi a serra passear e eu optei pelo vestibular. Confesso que foi tentador o convite deles, mas hoje com o "gostinho de formatura" chegando, sinto que fiz a escolha certa.

Nas primeiras aulas era tudo novo e nós deixávamos as tutoras quase loucas, coitadas! Haviam colegas que nunca tinham pego um mouse na mão, imagina a paciência dessas gurias... Eu frequentava bastante o pólo porque não tinha internet, então tirava xerox de todos os textos, as propostas de trabalho enviadas pelos professores e ia pra casa fazer meus trabalhos. Ainda achava que um curso à distância era algo mais flexível, mas aos poucos fui vendo o quanto eu estava enganada.

Outro momento marcante daquele semestre foi a compra do meu primeiro pendrive! Gente, isso fazem só 4 anos e eu trato como se fosse um fato histórico... É mesmo engraçado relembrar estes pequenos momentos e ver o quanto todas nós evoluímos e crescemos. Aos poucos, a gritaria e os pedidos de ajuda no pólo começaram a diminuir, pois nossas tutoras foram ótimas instrutoras e faziam com que a gente aprendesse mesmo a lidar com as tecnologias.

Em especial, do primeiro semestre lembro da interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade com a professora Suzana. Foi bem complicado pra mim, assim como a interdiciplina Educação e Tecnologias. Não lembro em qual delas, mas sei que foi a primeira vez na vida que fiquei em recuperação. Aí sim caiu a ficha: um curso à distância não era pra qualquer um. E hoje revisitando estes locais de aprendizagem vejo o quanto foram significativos.

Gostaria também de relatar sobre o Memorial Descritivo, que foi uma atividade riquíssima. As nossas apresentações, apesar de não serem tão tecnológicas na época possibilitaram conhecer um pouco mais de cada uma de nós, através dos workshops finais do semestre.

Enfim, relembrar através das postagens neste blog, também será um momento de recordar e reforçar nossas aprendizagens...

2 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Sei que estes registros no blog-portfólio tomam tempo (e isto é o que menos tempo), porém acredito que a proposta deste semestre é fundamental para compreender os objetivos do portfólio.
Segundo Villas Boas (2004, p.46-47):

O portfólio serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas prórpias ideias, faça escolhas e não apenas cumpre prescrições do professor e da escola. Nesse contexto, a avaliação deixa de ser classificatória e unilateral.

Em outras palavras, retomar a história das tuas aprendizagens é parte do processo de avaliação das tuas aprendizagens ao longo do curso.
Seguimos conversando!
Abraços, Cátia

Catia Zílio disse...

REFERÊNCIA:

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, Avaliação e Trabalho pedagógico Campinas: Papirus, 2004.