terça-feira, 27 de abril de 2010

PROJETO EU NO MUNDO

Durante o desenvolvimento do Projeto: Eu no mundo, na turma de Educação Infantil onde realizo meu Estágio, estou vivenciando momentos de grande alegria e participação dos alunos. É evidente que inúmeras vezes estou cansada, quase exausta, mas estou feliz com a relação estabelecida com o grupo de alunos. No livro: Planejamento em destaque, análises menos convencionais de Maria Luisa Xavier e Maria Isabel Dalla Zen aprendi que existem alguns critérios para se propor um projeto, e acredito que estou seguindo alguns deles, ou pelo menos tento! Gostaria de registrar aqui alguns deles:
No desenvolvimento do projeto é importante que:
· Interesse aos alunos e também aos educadores, caso contrário não haverá uma verdadeira interação entre ambos;
· Deve-se partir do que já se sabe, isto é, aquele tão famoso “conhecimento prévio” que tanto discutimos e falamos nas diversas interdisciplinas;
· Respeite as diferenças entre as crianças e abra para atividades diversificadas;
· Estimule a participação, cooperação, criatividade; (neste sentido tento trazer inclusive a participação dos familiares e no envolvimento das tarefas).
· Faça uso de atividades livres e dirigidas;
· Tenha atividades de grande, pequenos grupos e individuais;
Acho que é isso, estou procurando contemplar a maioria destas características, mas nem sempre é possível, pois às vezes o nosso planejamento não sai como esperado. Neste momento devemos ter bem consciente que o planejamento necessita ser flexível e com atividades variadas.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Oi Sandra!
Vejo que agora estás avançando nos registros aqui em teu blog-portfólio, na medida em que esta postagem traz mais de tuas aprendizagens. Segues neste caminho!
Em relação ao teu texto não ficou claro para mim o que queres dizer com "análises menos convencionais". Também sugiro que identifique a referência completa do texto citado.
Seguimos conversando.
Abraços, Cátia