segunda-feira, 19 de abril de 2010

PAPEL DO EDUCADOR NA PEDAGOGIA DE PROJETOS


Dando continuidade às minhas reflexões e releituras de alguns textos, hoje darei continuidade a algo que me chamou bastante atenção e que estou aprendendo na prática diária durante o Estágio, que é o PAPEL DO EDUCADOR NA PEDAGOGIA DE PROJETOS:

* É necessário que o professor procure escutar o que os alunos sabem e necessitam expressar; (isto eu vivenciei bem já na minha primeira semana, quando num determinado momento abordei um dos subtemas do meu projeto que é a questão familiar). Achei que os alunos não iam querer participar, mas ao contrário, foram muito espontâneos, demonstrando grande interesse em também verbalizar o que sentiam.

* o professor deve estar disponível e atento aos caminhos do grupo; (esta característica exige uma sensibilidade a mais do educador e na minha prática percebi isso quando estava desenvolvendo uma atividade e meu objetivo era usar um aluno apenas como exemplo e o grupo inteiro quis participar, foi um momento muito rico, mas tive que perceber este encaminhamento que o grupo estava tomando;

* não se colocar como único e principal informante; (acho que aqui tenho grandes chances de escorregar, pois tenho tendência a centralizar as questões todas em mim e aí tiro a liberdade do grupo, preciso me policiar mais neste sentido).

* possibilitar a intervenção de um maior número de alunos; (esta questão está ligamente intimamente a anterior, pois deixando que mais alunos se expressem, estarei possibilitando que mais alunos participem).


E por último coloco como tema de casa para mim refletir e praticar mais durante esta semana é a questão de:

* conectar os temas propostos a outros conteúdos e a realidade; (confesso que é este ítem que necessito desenvolver e aperfeiçoar mais).

Até semana que vem!

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Quais estão sendo tuas aprendizagens em relação às tuas propostas e aos estudos realizados com objetivo de qualificar tua prática de sala de aula neste período de estágio?
Como tu observas teu papel de educadora?
Por que escolheste a Pedagogia de Projetos? Quais os fundamentos teóricos que fundamentam tua escolha?
Estas são apenas algumas questões que podem orientar a reflexão aqui em teu portfólio de aprendizagens, mas o mais importante é que as aprendizagens da Sandra, ganhem o destaque que merecem neste espaço.
Solicito que procure refletir mais sobre tuas aprendizagens em relação as informações que compartinhas aqui.
Abraços, Cátia