segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A partir do momento em que optei por realizar minha prática de estágio na Educação Infantil tive que coletar informações e materiais a respeito de como trabalhar com esta faixa etária, qual a melhor metodologia a ser adotada, enfim de que forma tornar as experiências e vivências dos alunos em aprendizagens significativas.


Foi a partir destas reflexões, na condição de educadora e estagiária, que relembrei as aulas da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação e realizei algumas releituras sobre aplicação de projetos, mais especificamente na Educação Infantil.


É evidente que se pode trabalhar com a metodologia de projetos desde a creche até o ensino médio, porém há algumas especificidades no desenvolvimento deste tipo de trabalho na Educação Infantil, e que neste momento tornam-se referenciais necessários para qualificar a minha prática.


Um dos aspectos fundamentais é que a criança da Educação Infantil, pertencente a faixa etária dos 2 até 6 anos de idade, está em pleno momento de formação da personalidade. Nesta faixa etária também são muito curiosas e demonstram interesses por assuntos que até já conhecem, porém é papel do educador auxiliá-las a ampliar este conhecimento através de aprofundamento do tema desejado, provocando novos questionamentos e desafios e desta forma estimular novas aprendizagens.


Pode-se desenvolver o trabalho com projetos na educação infantil de várias formas, sendo uma delas atividades com o grande grupo, depois em pequenos grupos, apreciação dos resultados, etc.


Apesar de ter sido Dewey o grande mentor da pedagogia de projetos, foi Kilpatrick quem popularizou esta proposta e deu ares pedagógicos a mesma.

Hoje foi meu primeiro dia de prática de estágio e já tenho planos de dar continuidade ao trabalho que a professora regente da turma realizava com o grupo de alunos a partir de projetos pedagógicos.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Teus registros dão evidências de que estás buscando muitas informações, ideias e concepções para este momento especial da tua formação. Porém é necessário que as postagens em teu blog-portfólio privilegiem as TUAS APRENDIZAGENS em relação a tua prática e a tua formação. Sugiro que retome as orientações sobre os registros no portfólio de aprendizagem disponibilizadas em http://peadsaoleopoldo.pbworks.com/Portfolio-de-Aprendizagens e em teus próximos registros busque explorar mais as tuas aprendizagens.
Qualquer problema entre em contato.
Abraços, Cátia