domingo, 16 de maio de 2010

APRENDIZAGENS...


Sabe, confesso que às vezes é difícil realizar uma postagem no blog... Sempre antes de postar leio as orientações que foram enviadas através de email para que melhorar cada vez mais e errar menos, mas como a professora mesmo disse " é com os erros que se aprende".

Bem, acredito e quero compartilhar aqui que o ponto mais positivo de todo o meu estágio são as leituras que venho realizando sobre diversos assuntos. Pedi livros emprestados, comprei alguns e vou lendo ao mesmo tempo em que vou planejando e realizando todas as outras atividades pertinentes ao estágio. Sinto-me bastante feliz de poder planejar embasada em coisas que aprendi e que acredito e é por isso que nesta postagem vou falar de algo que me incomodava, mas que usei na minha prática pedagógica: desde o início do curso criamos o blog e fomos orientadas a realizar postagens. Confesso que muitas vezes realizei sob pressão, mas o hábito de fazer postagens no blog me trouxe uma aprendizagem muito rica para o estágio que vou relatar agora.
Na minha sala de aula tenho uma boneca chamada pelos alunos de bebê Carol (foram os alunos que escolheram o nome). Bem, esta boneca vai diariamente para casa com um aluno através de sorteio realizado em sala de aula. Quando propus essa atividade para os alunos pensei na
forma que poderia registrar essa passagem, essa visita nos lares das crianças e então lembrei dos registros que nós alunas do Pead realizamos semanalmente no blog. Logo associei a idéia e pensei: "Por que não criar um caderno de registros, uma espécie de blog, porém escrito em caderno"? Foi aí que surgiu o CADERNO DE REGISTROS DA BEBÊ CAROL. Todos os dias ele vai para casa juntamente com um aluno que foi sorteado e leva a boneca e noutro dia está de volta com o registro. E sabe do que mais? Este caderno sempre voltou, nunca foi esquecido em casa, nenhum dos dias. Está sendo muito significativo compartilhar com os alunos diariamente a leitura, o registro, ou seja, a postagem daquilo que vivenciaram com a bebê Carol em suas casas... Uma experiência maravilhosa! Bem, aqui estou eu hoje defendendo o blog e sua importância para nossa aprendizagem: o registro daquilo que foi aprendido e vivenciado, e isso é único, afinal cada um tem suas experiências e vivências e nós, enquanto educadores não podemos deixar de aprender a registrar tudo o que é importante.

Esta é a minha postagem de hoje: um relato simples e sincero daquilo que já senti pelo blog e de como o encaro atualmente.




Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Tenho percebido teu investimento na qualificação das tuas postagens aqui no blog-portfólio. Esta postagem, que defines como "um relato simples" apresenta evidências e argumentos sobre tua aprendizagem em relação ao registro.
Segundo Cecília Warschauer (1993, p.62-63):
"(...)Entendo que o exercício do Diário é uma oportunidade de construção da memória compreensiva, na medida em que intermedia estes dois pólos. Assim, o diário é também um instrumento que vai alimentando a ligação entre teoria e prática.(...)Este 'ter presente' o já acontecido é de especial importância na transformação do agir, pois oferece o conhecimento de situações captadas na memória, capacitando o sujeito a uma resposta mais profunda, mais integradora e mais amadurecida, porque menos ingênua e mais experiente, de quem já aprendeu com a experiência"
Tudo isto têm se tornado evidente aqui...
Abraços, Cátia

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.