quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ORG. ENS. FUNDAMENTAL


GESTÃO DEMOCRÁTICA


A participação de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários...) é o principal objetivo e meta de uma escola democrática. Para isso, não adianta só os pais virem até a escola e ouvirem, serem sujeitos passivos; eles devem VIR E PARTICIPAR!!!

O processo de gestão democrática é um processo de negociação, não é fácil, é longo, necessita de ações concretas, como por exemplo eleição de diretores, ( apesar de já sabermos que só a eleição não caracteriza uma escola democrática), pois há fatores subjetivos que às vezes não são percebidos.

Gestão democratica é a única forma de se obter uma escola de mais qualidade no nosso país. É preciso compreender que gestão democrática não é uma questão meramente administrativa, envolve divisão de poder entre todos. TODOS tem o direito e o poder de decidir.

É importante frisar também que os principais desafios para uma escola democrática ainda são: ter mais momentos de participação para os pais e alunos efetivamente e também nós professores temos que nos policiar no sentido de defender a gestão democrática, pois geralmente queremos a democracia desde que não mexam nas nossas questões, que não opinem no nosso trabalho. Isso não é gestão democrática por inteiro! Precisamos derrubar estas barreiras, aceitar idéias, sugestões, pois afinal de contas o que todos nós queremos é uma escola de mais qualidade.

2 comentários:

Gláucia Henge disse...

Olá Sandra! Excelente a sua reflexão acerca das medidas a serem tomadas para chegar-se à uma gestão realmente democrática da educação. Chamou-me especial atenção a sua sinceridade em apontar que a busca deve começar em/por nós mesmos, professores, aceitando críticas, sugestões, e por que não, mudanças!

Um grande abraço, Gláucia.
tutora - Org.Ens.Fundamental

Suelen Assunção disse...

Realmente Sandra!
Iniciar por nós mesmos, enquando professores, parece necessário - mesmo sendo um trabalho anônimo e solitário.
Se todos pensassem assim, seria um interessante trabalho coletivo.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V