terça-feira, 25 de novembro de 2008

CONSTITUIÇÕES NACIONAIS


O trabalho de pesquisa das constituições nacionais foi um dos que mais deram "trabalho" no que refere-se a tempo e pesquisa, porém foi muito gratificante a forma como o grupo se organizou e trabalhou para que o resultado final pudesse ser o melhor possível.

A utilização do fórum para troca de idéias e organização do grupo foi fundamental durante o processo e pôde-se perceber mesmo, o que é de fato um trabalho em grupo cooperativo virtual, pois somente nos encontramos na parte final do trabalho para a montagem.


Sobre o trabalho propriamente, foi importante compreender que o contexto sócio-economico-político da época intereferia e muito na forma como a educação era conduzida pelas autoridades. Também é a partir das constituições antigas que pudemos traçar um paralelo e comparar o que mudou de lá para cá, o quanto evoluímos por exemplo na questão da obrigatoriedade e gratuidade do ensino público. Sabemos que a questão da qualidade ainda é algo a ser alcançado, mas temos que admitir que já demos os primeiros passos para isso, principalmente quando temos uma lei que nos ampara na construção de uma escola pública democrática.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Sandra querida!
Fico muito feliz com o teu depoimento, principalmente em relação ao andamento do trabalho "vritual cooperativo".
Acho que estamos, juntos, conseguindo realizar trabalhos virtuais, organizações virtuais, comunidades virtuais - quando há interesse comum.
Assim, parabenizo o teu grupo por tal organização que, pelo jeito, deu muito certo.
E, me diz uma coisinha: por que fatores econômicos, políticos, sociais se deu a obrigatoriedade do ensino? Qual o motivo para isso ter acontecido?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Sandrinha... Que bom que conseguiste ter esta visão da caminhada da Educação dentro de diversos contextos sociopolítico e econômico! Realmente este trabalho possibilitou fazer uma análise da educação nas diversas constituições brasileiras, detendo-se sobre elementos do contexto onde estas são concebidas. Evidencia que a presença da educação nas constituições relaciona-se com o seu grau de importância ao longo da história. Enquanto nas primeiras constituições, as referências são escassas, a presença de artigos relacionados com o tema cresce significativamente nos textos das constituições posteriores Expressando desejos de reforma da sociedade para a constituição de uma educação pública e de qualidade para todos. Sobre o trabalho em grupo, cito Palloff & Rapp, 2000:“ Uma comunidade de aprendizagem on-line é um espaço no qual alunos e docentes podem se conhecer e sentir que estão juntos no processo de aprendizagem, trabalhando para um fim comum.” Um abraço, Gi-Tutora OGE