quarta-feira, 16 de abril de 2008

SOCIALIZANDO SABERES

Hoje houve na Câmara de Vereadores de São Leopoldo uma palestra que faz parte do Socializando Saberes que se intitula "BEM/MAL ESTAR DOCENTE. Quando vi o folder na minha escola logo fiquei curiosa e fui uma das interessadas e me inscrevi.
Gostei muito do que foi proferido nesta palestra e das reflexões acerca do que foi abordado. Segue alguns tópicos abordados que acho importante mencionar neste espaço:

* Foi realizada uma pesquisa entre 2006 e janeiro de 2007 para averiguar como os professores se sentiam em relação a sua profissão. Esta pesquisa foi feita apenas em professores da rede privada de ensino e a queixa maior concentrou-se no que tange a relação professor-aluno, em como está perdendo-se o respeito e consequentemente a qualidade da aprendizagem decai.
* São vários os fatores que podem ocasionar o mal estar docente nos dias de hoje e estes perpassam desde questões pessoais como stress, frustrações (com alunos, reconhecimento, remuneração...) até questões pedagógicas como falta de trabalho em equipe, falta de conhecimento do que ensinar, para que ensinar, como ensinar...
* Houve também uma relação em que se mediam as proporções do valor que se dá hoje ao consumismo exagerado comparado ao reconhecimento do papel da escola.
* Quando não há um trabalho de equipe na escola surge o isolamento dos professores que sentem-se desamparados e sem iniciativa.
* O professor acha que muitas vezes a afetividade que ele despende em sala de aula não é correspondida, nem reconhecida.
* Por outro lado há professores que não acreditam que algo possa mudar e nem se esforçam por fazer algo ou investir em formação, apenas ocupam um cargo, preferencialmente que não seja de titular em sala de aula e esperam se aposentar.
Finalizando, foi colocado que o professor não pode ser vítima nem culpado em todo este processo, mas sim ele deve saber que o mundo mudou, a escola mudou e o aluno mudou, por isso seus métodos também precisam mudar.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Sandra!
De fato a questão que levantas refletindo em tua postagem é deverás importante. O que relatastes é sem sombras de dúvidas um Raio-X do que ocorre dentro de tais instituições. E como mencionastes o mundo realmente mudou e muito. E com eles a necessidade de nos adaptarmos a estas mudanças. Neste sentido te digo (opinião minha) que ainda acredito muito no ser humano. Mesmo sabendo de nossas limitações, ainda sim penso que o homem é o único capaz de modificar o seu próprio meio para melhor, basta querer. É aquela velha história de cada um fazer a sua parte. O que daí então entraria em outra velha questão que vai da consciência de cada um. Nossa! Seria uma discussão quase que interminável, não é?! Mas de tudo isso que acontece, o real é precisamos nos melhorar. E aqueles que estudam e se preocupam em serem pessoas melhores (seja em qual sentido for) com certeza já esta fazendo a sua parte. Isso me leva a acreditar que somos pessoas privilegiadas por estar inseridas em um contexto onde podemos plantar o inicio destas mudanças.... que é o meio escolar (acadêmico)!
Abração,
Fabi