segunda-feira, 21 de abril de 2008

PLANOS PARA BREVE...OU LONGE?

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS

O QUE PRETENDO/OBJETIVOS:
* Manusear as ferramentas que mais usamos no Pead com maior desenvoltura;
* Familiarizar-me com os diferentes ambientes em que realizamos as atividades com autonomia;
* Fazer uso de programas e ferramentas como power point, digitalização de imagens, publicação de atividades em diversos ambientes como Wikis, Blogs, etc, com destreza e domínio;
* Entrar em sites e programas diferentes daqueles propostos apenas nas nossas atividades;

JUSTIFICATIVA:
Considerando que a base das atividades propostas em nosso curso são todas à distância e que temos que possuir o mínimo de conhecimento para a realização das mesmas, escolhi os objetivos acima para serem trabalhados e para que desta forma eu possa me aperfeiçoar e melhorar minhas atividades e postagens.
Minha justificativa se pauta na questão de que logo no início do curso até o semestre passado, basicamente fazia quase todas minhas atividades no Pólo de Informática e posso afirmar que constantemente necessitava do auxílio das tutoras presenciais em tarefas que exigissem criação de links, postagem de imagens, etc. Sempre percebi esta minha dificuldade e nunca a neguei, ao contrário, sempre refleti sobre ela, tanto é que ao final de cada semestre quando nos era solicitado a avaliação, sempre sugeria um intensivo de utilização das ferramentas que mais usamos para alunas que tivessem dificuldades assim como eu.
Porém, creio eu, chegou o momento de superar estas dificuldades com a criação do Plano Individual de Estudos.
Primeiramente vejo o Plano de Estudos como uma oportunidade de aprender efetivamente aquilo que ainda não sei e poder fazer ao final de forma autônoma.
Talvez, num primeiro momento pareça pouco todas estas questões, mas para mim elas são suportes e necessárias para assimilar o uso de novas ferramentas.
Ao final preciso deixar claro que minhas dificuldades estão vinculadas ao uso de programas e ferramentas e não ao conteúdo das atividades propostas.

COMO/METODOLOGIA:

Antes mesmo de ser sugerido a realização do Plano de Estudos eu já me angustiava em muitos momentos e pensava de que forma eu poderia sanar estas minhas dificuldades. Agora com a necessidade de realizá-lo refleti bastante e pensei em usar algumas estratégias que listei abaixo:
Anotar minhas principais dificuldades e ir no pólo para tirar estas dúvidas com a tutora presencial pelo menos uma vez a cada 15 dias;
Anotar os procedimentos/passos necessários para uso de uma ferramenta e consultar sempre que preciso;
Usar os horários on-line das tutoras para também tirar dúvidas, pois nunca fiz isso, bem como a ferramenta chamada A2 ( será este o nome?);
Postar no Wiki com agilidade e usar cada vez mais formas criativas assim como vejo em wikis de colegas;
Saber usar o Side Bar, pois já sabia um pouco e agora não sei mais como utilizá-lo;
Fazer postagens no blog e no portfólio de aprendizagens com conteúdos de boa qualidade e criativas com imagens, animações, etc;
Saber como e de que forma consigo inserir tabelas e algumas imagens no portfólio, blog e Wiki;
Solicitar auxílio de colegas que já possuem maior experiência nas ferramentas e outros sites;
Pedir sugestões de sites para saber mais acerca das minhas dificuldades e até mesmo de figuras, desenhos animados, etc.

TEMPO/DURAÇÃO:
Acredito ser necessário todo este semestre para sanar estas dificuldades e fazer uso destas ferramentas realmente de forma eficaz.
Além disso, coloquei esta minha presença no pólo de 15 em 15 dias para tirar dúvidas porque vejo como único tempo real e viável, levando em consideração leituras a fazer, tarefas, vida pessoal, reunião em escola, etc.

COMO VERIFICAR:
A maneira principal que percebo para verificação dos objetivos propostos neste Plano de Estudos é através das minhas postagens que devem melhorar principalmente no aspecto visual, no meu comprometimento para tirar minhas dúvidas com as tutoras do pólo e com o domínio do uso de programas e ferramentas.

OBS. Na criação deste plano individual de estudos não quis contemplar nada a não ser minhas dificuldades. Da mesma forma não quis enfeitá-lo, nem maquiá-lo com outras necessidades que ainda não sinto tão fortes. Percebo sim a necessidade de estar segura naquilo que mencionei e a partir disso posso criar futuros planos de estudos que possam contemplar outras áreas.

Nenhum comentário: