terça-feira, 13 de julho de 2010

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Postagem referente a 05/07

Desde setembro do ano passado venho participando de um curso de formação continuada sobre Alfabetização e Letramento. É uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal do Ceará. De lá para cá foram muitas reflexões e reconstruções a respeito de todo o processo de alfabetização do educando.
Aprendi que alfabetizar não é simplesmente juntar letras e sílabas.
O papel do educador é oportunizar ao educando um ambiente alfabetizador e letrado ao mesmo tempo, onde a leitura e a escrita perpassem aos muros escolares e façam parte de suas vivências e experiências. Por isso a importância e sugestão de se trabalhar partir dos nomes das crianças, de listagens de palavras significativas, da busca por palavras em pequenos textos, da produção de textos coletivos...
Hoje especificamente analisamos e tratamos sobre o uso dos livros didáticos nas séries iniciais, e destacamos aspectos positivos e negativos.
Segundo Magada Soares alfabetizar e letrar são ações diferenciadas, mas não são inseparáveis, ao contrário devem ser realizadas ao mesmo tempo. Ou seja o aluno precisa para se alfabetizar conhecer o código escrito, dominá-lo, memorizar convenções, mas para que isso ocorra, o professor pode estar utilizando práticas sociais de leitura e escrita. Outro fator em destaque é oferecer diferentes portadores de leitura.
Concluindo, penso que aprendi muito com esta formação e que hoje juntamente com a disciplina de Linguagem tenho uma outra visão sobre a questão do alfabetizar e letrar.

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