quarta-feira, 30 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR - Referente a 14/06

Durante a prática do estágio foram inúmeros os momentos em que me deparei com situações em que os alunos estavam envolvidos com brincadeiras. Na verdade, dentro da própria rotina da Educação Infantil, existe um dia específico para trazerem brinquedos, é o famoso DIA DO BRINQUEDO LIVRE.
Confesso que inicialmente foi difícil para mim aceitar esta rotina, mas refletindo acerca disso, pensei que poderia utilizar esta minha inquietação a meu favor. De que forma¿ Ora, proporcionando situações onde o lúdico e a brincadeira oportunizassem aprendizagens...
Foi aí que busquei leituras e revisitei a interdisciplina de Ludicidade e Educação e encontrei embasamento e suportes necessários nos textos de Tânia Ramos Fortuna, quando ela cita:
Uma aula ludicamente inspirada não é necessariamente, aquela que ensina conteúdos
com jogos, mas aquela em que as características do brincar estão presentes, influindo
no modo de ensinar do professor, na seleção dos conteúdos, no papel do aluno. Nesta
sala de aula, convive-se com a aleatoriedade, com o imponderável; o professor renuncia
a centralização, à onisciência e ao controle onipotente e reconhece a importância de que
o aluno tenha uma postura ativa nas situações de ensino, sendo sujeito de sua
aprendizagem; a espontaneidade e a criatividade são constantemente estimuladas.
(2000, p.60)

Dessa forma, consegui compreender e fazer uso nas minhas aulas de atividades lúdicas para proporcionar aprendizagens. Na verdade, os momentos lúdicos foram ficando cada vez mais freqüentes. E para reforçar e concluir é bom lembrar que brincar é direito de toda criança, inclusive assegurado legalmente, favorecendo o desenvolvimento integral da criança e promovendo a construção dos relacionamentos do sujeito consigo mesmo e com os outros. Aprender brincando então, é mais fácil e prazeroso.

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