quinta-feira, 1 de outubro de 2009

FORMANDO LEITORES

Estou participando atualmente de um curso de formação voltado para professores da rede municipal que se chama "Alafabetização e Letramento". Este processo de formação iniciou em setembro de 2009 e se estenderá até julho de 2010. Tratará basicamente de questões referentes a aquisição da lingua escrita, da leitura, da alfabetização e do letramento nas três séries iniciais no ensino fundamental de nove anos.Minha postagem de hoje está pautada fala da aula inaugural que tivemos com a professora Elaine Maritza que tratou sobre a FORMAÇÃO DE LEITORES nas nossas escolas. Entre outras questões, ela abordou os seguintes aspectos:
* Nós formamos leitores porque nenhuma outra forma de ler o mundo é tão eficaz e rica quanto a literatura.* A escola tem que ter consciência do seu real papel de formar leitores.

* Na Educação Infantil: a leitura literária é realizada diariamente, geralmente através de rodinha de leitura, contação de histórias com fantoches, avental, e outros recursos. O momento da leitura é marcado pela brincadeira e a diversão; é momento lúdico. A professora não precisa “justificar” o trabalho com a leitura literária. A leitura é realizada em almofadas ou tapetes, de forma descontraída.

* Nas séries iniciais, os momentos dedicados à leitura literária começam a ficar mais espaçados: agora o professor precisa “justificar” o tempo dedicado à leitura literária. A leitura literária deixa de ser momento lúdico e os livros passam a servir para “ensinar conteúdos” do programa de estudos. A literatura perde sua função.

* Criar condições de leitura não significa apenas levar os alunos à biblioteca uma vez por semana ou fazer uma indicação de livro por trimestre.* É importante criar uma atmosfera agradável, um ambiente que convide à leitura na própria sala de aula ou mesmo fora dela.

* Enfim, a leitura com o objetivo de formar leitores não pode ser um trabalho esporádico. Deve ser um trabalho de todos os educadores.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Cara Sandra!
Que bom que compartilhaste teus apontamentos sobre o curso que iniciaste.
Nunca tinha percebido de forma tão clara esta mudança brusca na forma de abordagem da literatura na Educação Infantil e nas Séries Iniciais. Realmente, é importante rever a institucionalização da leitura promovida pela escola desde as Séries Iniciais, substituindo pela preocupação responsável por formar leitores. Entretanto uma questão é relevante: é possível formar leitores sem ser leitor?
Não acredito em visões determinista que definem/delimitam um tempo específico para a formação de leitores, portanto também devemos nos preocupar em como formar um professor-leitor.
Assim, quero destacar que é fundametal aprofundar este registro com tuas reflexões.
Aguardarei tua revisão.
Abraços, Cátia