quinta-feira, 30 de abril de 2009

PROJETO A COR DA CULTURA - AFRODESCENDÊNCIA

No final do ano letivo de 2006 participei de um encontro intitulado Projeto: A cor da cultura, que na verdade objetivava a formação de professores sobre a implantação da lei 10639/2003 sobre a obrigatoriedade de se trabalhar questões referentes aos afrodescentes. Ganhamos um kit maravilhoso com cds, dvds, livros, jogos, etc e eu fui incumbida de repassar o material para os meus colegas.
Sinceramente, eu não dava a devida importância para a questão do negro nas minhas aulas e só trabalhava mesmo nas datas comemorativas como abolição da escravatura, etc. Porém, todo aquele material encantador não poderia simplesmente ser depositado na escola e deixado de lado. Procurei fazer, numa reunião pedagógica, várias atividades que envolvessem todos professores e ao mesmo os sensibilizassem para a questão da implantação de fato da lei. E o resultado foi muito melhor do que eu esperava. Todas as professoras se engajaram e montamos na época um grande projeto a ser desenvolvido em todas as turmas. Mas houve algo bastante significativo que foi uma entrevista com todos os professores e funcionários da escola. Devíamos responder 13 questões com a finalidade de medir a discriminação e o preconceito existente na escola (entre os profissionais). Esta discriminação poderia ser consciente ou não. Ao final tabulamos as questões e dos 17 questionários preenchidos tivemos o seguinte resultado: SUA ESCOLA ESTÁ NA FASE DA NEGAÇÃO ( que era o último resultado antes do pior, que no caso era sua escola está na fase da invisibilidade). A negação neste caso caracterizaria-se por: o assunto racial está começando a ser discutido. É preciso que a maioria dos professores admita a existencia do racismo na sociedade e no ambiente escolar. E que a verdadeira história de resistência do povo negro sirva de exemplo de luta pela cidadania a todos os alunos.
Para nós o resultado foi um choque, mas ao mesmo tempo um pontapé inicial para mudanças de atitudes.

3 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Teu relato está bem claro, terminei a leitura querendo conhecer o restante da história. Por isto sugiro que compartilhe mais desta tua experiência com a turma.
Abraços, Cátia

Geny disse...

Querida aluna Sandra Danieli Werlang
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Os registros são pertinentes com as Interdisciplinas do Curso. Suas colocações apresentam clareza e objetividade. Achei interessante o link do blog antigo, é bom canalizar tudo no portfólio para possíveis consultas.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!!
Tudo bem com você??
Como estão tuas aprendizagens neste semestre?? Que tal retomar teus registros aqui no portfólio? Se precisar pode entrar em contato comigo!
ABraços, Cátia