terça-feira, 14 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II

Neste semestre esta interdisciplina está abordando questões bastante importantes e que gostaria de deixar aqui alguns tópicos registrados:
* Pedagogia Diretiva: neste modelo o professor fala e o aluno escuta, o professor ensina e o aluno aprende. É o professor quem decide o que fazer e o aluno só executa. O professor pensa que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno. Neste modelo a gênese do desenvolvimento humano é o empirismo, e o professor pensa que o seu aluno é uma tabula rasa.
* Pedagogia Não Diretiva: este modelo pedagógico é mais difícil de detectar sua presença. Uma sala de aula neste modelo, o professor é um auxiliar do aluno, um facilitador(segundo Carl Rogers). O aluno já possui um saber, é preciso apenas trazer a consciência. Neste caso o modelo apriorista é aplicado, pois acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética.
*Pedagogia Relacional: neste modelo o professor acredita que o aluno só aprenderá alguma coisa, algum conhecimento novo se ele agir e problematizar a sua ação. O professor sabe que é necessário duas condições para que algum conhecimento novo seja construído: assimilação e acomodação. Aqui se aplica o construtivismo como epistemologia. E podemos explicar como construtivismo como uma idéia, uma teoria, um modo de ser do conhecimento.
(Estas idéias foram extraídas de textos de Fernando Becker)

2 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Acredito na importância dos conteúdos significativos para a efetiva aprendizagem. Por isto penso que seja importante você aprofundar este teu registro trazendo o significado que atribuis a estes conhecimentos e as relações com tuas aprendizagens.
Seguimos conversando!
Abraços, Cátia

Lise Silveira disse...

Oi Sandra,
trazendo essa síntese para o teu blog acredito que além de compatilha-la, utilizas essa forma para melhor tê-la presente. Abraço, Liseane.