segunda-feira, 30 de novembro de 2009

AVALIAR

Ao ler sobre avaliação na interdisciplina de Didática pude refletir a respeito das inúmeras situações que nos cercam a respeito deste tema.
É muito difícil admitirmos mas ainda temos em nosso cotidiano muitos resquicios de uma avaliação reducionista. Percebemos isto quando ocorre em nossas escolas avaliação em períodos bem distintos e determinados dentro do ano letivo, ficando a avaliação reduzida a momentos estanques. Também quando se privilegia a memorização em detrimento de outros aspectos da inteligência. Quando se utiliza só um instrumento como prova ou exame.
Na minha escola utilizamos parecer descritivo onde descrevemos as habilidades e capacidades desenvolvidas e adquiridas e ainda o que precisa ser trabalhado melhor (as dificuldades). Mesmo assim a partir do 1º ano temos um conceito expresso que acompanha o parecer que é MS - Muito satisfatório/ S - Satisfatório /e I - Insuficiente.
O professor tem um papel muito importante no ato de avaliar, pois é através dos resultados da avaliação que ele faz um diagnóstico das aulas, do aluno, bem como ajustes nos conteúdos e estratégias a serem planejadas.

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