segunda-feira, 31 de agosto de 2009

INICIANDO O VII SEMESTRE

Iniciar mais uma etapa do curso causa sempre um certo entusiamo e ao mesmo tempo ansiedade.
Espero realmente que este semestre seja mais tranquilo em todos os sentidos.
Da minha parte tentarei estar mais comprometida com as atividades, apesar de que na maioria das vezes sou responsável.
Na verdade, olhando para trás, percebo que é no decorrer dos semestres que o meu entusiamo em relação ao curso diminui e aí acaba caindo a qualidade das atividades. Também acho, e aproveito aqui para expressar isso, que algumas coisas do curso poderiam ser mais simples, pois percebo que há algumas coisas (tarefas) que fazemos por fazer, um pouco sem sentido. Espero que isso sim mude.
Nossas aulas presenciais também devem ser mais proveitosas, pois muitas vezes ficamos só no "bla bla bla" e não discutimos coisas mais importantes e pertinentes.
No mais, ja percebi que as disciplinas deste semestre serão bem interessantes, deu pra perceber pelos textos já disponíveis. Os temas são interessantes e pertinentes a realidade cotidiana da escola e a interdisciplina referente ao EJA é a que mais me interessa, pois trabalhei apenas uma vez com jovens e adultos, mas considerei o resultado compensador.

Um comentário:

Catia Zílio disse...

Olá Sandra!
Concordo contigo que o início sempre é um momento de grandes expectativas, carregado de entusiasmo e ansiedades diante das novidades que possivelmente encontraremos. Porém no decorrer, muitas vezes acabamos por cair na rotina e no desinteresse.
O que é necessário para que isto não aconteça? O que podemos fazer para não perder o entusiamos ao longo do semestre? O que é possível fazer para não deixar que as dificuldades e talvez as emoções negativas (decepção, acomodação, desinteresse...)interfiram na qualidade das minhas aprendizagens? Estas são algumas perguntas que, certamente, já deves ter feito, não?
Acredito que possibilidade é identificar as causas do desânimo de forma detalhada e criar propostas de superá-las:
* o que defines como uma tarefa que "fazemos por fazer"?
* Quais atividades atividades expecíficas se enquadrariam nesta definição?
* o que poderia ser feito para superar considerando: o que você pode fazer e o que dependeria de outras pessoas?
Para mim esta reflexão no início de um semestre ou de qualquer outra atividade tem grande valor, a medida que nos torna responsáveis e nos compromete a buscar soluções para que, desta vez, seja diferente.
Ainda temos muito a discutir e uma sugestão interessante seria percorrer os portfólios das colegas e ver se há registros semelhantes e se elas pensaram em formas de superar esta questão.
Bom início de semestre!
Abraços, Cátia